A Festa do Mosaico CENCYL, na AR&PA 2021

Afirmando o Turismo Criativo como uma das estratégias mais adequadas para o desenvolvimento de iniciativas estruturantes para os territórios do interior e para a convivência entre as comunidades, a Festa do Mosaico transfronteiriça (de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo) pela MosaicoLab.Pt conta com o interesse da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Portugal) e da Junta de Castela e Leão (Espanha), parceiros do projeto CENCYL Fronteira. O projeto foi aprovado na segunda convocatória do Programa Operacional INTERREG V-A Espanha-Portugal (2014-2020), com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Partindo da experiência adquirida em projetos anteriores alicerçados no Património Cultural, a MosaicoLab.Pt concebeu a Festa do Mosaico de modo a apresentar diversas vertentes de ação e a levar a impactos positivos a vários níveis, no seio das comunidades e dos territórios implicados.

A Festa do Mosaico CENCYL apresenta-se em 2021 na edição portuguesa da AR&PA, no ámbito das iniciativas enquadradas na Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castela e Leão.

Face aos novos desafios, a Festa do Mosaico promove a utilização de meios digitais em contextos educativos, culturais e criativos, envolvendo diversos públicos na descoberta do Património Cultural e em âmbitos de cocriação em torno do mesmo. Paralelamente, proporciona atividades presencias criativas nos Sítios de Património, atualizando a herança do Mosaico enquanto expressão maior de Cultura e de Criatividade.

Partindo da observação do Mosaico romano, na sua relação com os Sítios do Romano congregados em rede pela iniciativa transfronteiriça em causa, a Festa do Mosaico valoriza a “pessoa criativa” e promove a convivência cultural entre as comunidades dos territórios de fronteira, bem como com as comunidades das regiões mais próximas e igualmente interiores.

Leiria recebe, em 2021, a edição Portuguesa da AR&PA

Em 2021, a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural ruma a Leiria e dedica-se ao tema premente dos jovens e património. Assumindo um carácter híbrido, a AR&PA 2021 conta com uma dimensão física e uma dimensão digital. Assim, e pela primeira vez, terá uma plataforma digital com programação a decorrer de Junho a Outubro de 2021, online mas também no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. A dimensão física centrar-se-á no centro histórico da cidade de Leiria, durante quatro dias: de 14 a 17 de Outubro. 

Local e datas da edição Portuguesa da AR&PA: Região de Leiria e online: de Junho a Outubro de 2021; Cidade de Leiria: de 14 a 17 Outubro de 2021

Como sempre, a AR&PA conta com uma alargada área de expositores do sector (presença digital e física) e com uma extensa programação associada: seminários, cursos, actividades de Educação Patrimonial, concertos, performances, workshops de Artes & Ofícios, visitas e roteiros, exposições, concursos digitais e muito mais.

A AR&PA 2021 será também o palco da 1ª edição dos prémios patrimonio.pt.

​Tema 2021: Jovens e Património

Portugal detém dos mais baixos índices europeus de consumo de património cultural por parte dos jovens com idade entre os 15 e os 24 anos. Trata-se de uma faixa etária que consome e experimenta em grupo e de forma assídua a música, o cinema, as tecnologias, mas que vive desligada da herança patrimonial que também lhe pertence.

A AR&PA 2021 vem trazer os jovens ao palco e aos bastidores do Património Cultural.

A importância da relação entre o património cultural e os jovens ultrapassa em muito a dimensão evidente de “mais conhecimento”. O estabelecimento de uma relação afectiva e identitária com o património cultural por parte desta faixa etária resultará num maior equilíbrio económico, cultural e social dos territórios.  

O que é a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural?

AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é o evento referência do sector do Património Cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de actividades científicas e profissionais e a sua programação social, lúdica e educativa resultam num evento único, referência no sector, e demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para todos.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada pela Spira – revitalização patrimonial, em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP – Portugal Global e a Junta de Castilla Y León – co-promotor espanhol.

A edição de 2021 conta com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria como entidade promotora. A Bienal é membro fundador da HERIFAIRS – Rede Europeia de Feiras do Património, contando com a presença de entidades e profissionais de Espanha, Itália, Áustria, Turquia e Bélgica.